Pastoral do Surdo

Peregrinação a Pé
outubro 10, 2019
Fique atento a nossa programação
outubro 11, 2019

Pastoral do Surdo

Pastoral do Surdo promove primeiro encontro diocesano

Publicado em: 9 outubro 2019
Bernadete Seixas
Na Diocese de Luz cresce a cada dia mais a necessidade de atualizar as diversas formas de evangelização para tornar o anuncio do Evangelho acessível a todos. Com isso, vem ganhando força e destaque a Pastoral do Surdo, que tem o objetivo de minimizar o impacto do estigma da deficiência, cumprindo o mandamento do Senhor Jesus, “Ide a todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc.16,15).
E é neste contexto, que será promovido o primeiro encontro da pastoral com a comunidade surda. O evento será no dia 24 de novembro, na Mitra Diocesana de Luz, iniciando às 08h00 com previsão de término com o almoço, às 12h00.
De acordo com o assessor diocesano da Pastoral do Surdo, padre Adriano Willian Silva, o encontro permitirá mapear melhor a realidade surda da Diocese, bem como ter um relato inicial das experiências vividas em cada paróquia. Teremos a oportunidade, também, de já perceber que a Pastoral do Surdo não atua somente na interpretação da missa por meio dos interpretes, mas uma inclusão dos surdos em todas as áreas e âmbitos paroquiais como os diversos sacramentos e a preparação para os mesmos, reuniões e conselhos paroquias, festas, entre outros, dando especial atenção à total integração da pessoa surda, na vida eclesial e na sociedade, tendo atenção à família da pessoa surda, interagindo e fazendo a interlocução entre as culturas, surda e ouvinte, através do uso da Língua Brasileira de Sinais –LIBRAS, explica o assessor.
Padre Adriano, ainda destaca que com o evento, ainda é possível concluir a necessidade da pastoral do surdo na Diocese, pois além de renovar a forma evangelizadora é necessário possibilitar a integração e o protagonismo destes irmãos e irmãs que não escutam com os ouvidos, mas com os olhos e coração. Para isto, convidamos para este encontro você padre interessado em acolher a Pastoral do Surdo em sua Paróquia, e, também, pessoas que já fazem ou tem vontade de serem intérpretes visando a necessidade de acolher seus paroquianos surdos. Lembrando que o encontro é, também, para os surdos. Então se tem algum que participa de sua paróquia, convide-o (a) para participar deste encontro, ressaltou.
As inscrições poderão ser realizadas para surdos e ouvintes que já são intérpretes e aqueles que desejam servir ao Senhor através desta Pastoral. Inscrições poderão ser realizadas e confirmadas no Centro Missionário de Evangelização: E-mail: pastoral@diocesedeluz.org.br ou (37) 3421 9001.
As inscrições iniciam dia 14 de Outubro se encerram dia 04 de Novembro. A taxa de inscrição é de R$10,00 e pode ser acertada no dia do evento.
Pastoral do Surdo na Diocese de Luz
A Pastoral do Surdo também trabalha a importância da luta pelos direitos dos surdos, da participação e do desenvolvimento de atos políticos, procurando despertar na comunidade a consciência crítica necessária na atualidade.
Essa pequena pastoral na Diocese de Luz ganha mais espaço a cada dia abrangendo já as cidades de Iguatama, Arcos, Formiga, Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte. Cidades nas quais as paróquias se beneficiam de interpretes para a melhor inclusão dos surdos em suas comunidades.