7º ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

7º ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 7º ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
7o-encontro-nacional-pascom
Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). Realizado a cada dois anos, desde 2008, o evento foi adiado em 2020, devido às restrições da pandemia. Neste ano, acontece de 22 a 24 de julho, no mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com o tema “Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão”.
São convidados para este encontro, principalmente, os agentes da Pastoral da Comunicação e todos os que estão envolvidos em atividades da comunicação (assessores de comunicação, profissionais de veículos de inspiração católica, entre outros) e na ação evangelizadora. Uma das novidades do 7º Encontro Nacional da Pascom é a modalidade de participação presencial (300 vagas) e participação remota.
7pascom

Programação

De acordo com a coordenação da Pascom Brasil, o tema central deste 7º Encontro Nacional “faz ecoar o grande momento vivido pela Igreja com a experiência do Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade. É o momento oportuno para os agentes da Pascom pensarem sua missão à luz da convocação feita pelo Papa Francisco”.
O evento contará com exposições, roda de conversa, painéis, partilhas de boas práticas para todos os participantes, tanto em modo presencial, quanto na modalidade remota. Na tarde de sábado, os participantes poderão participar de trilhas de conhecimento a partir dos três pilares do Sínodo (comunhão, participação e missão). Serão ofertadas duas trilhas em cada pilar e os participantes poderão escolher uma atividade em cada turno. Não será permitida a participação na mesma trilha nos dois horários, segundo a organização.
Confira abaixo a programação detalhada:
22/07 (sexta-feira)
16h – Credenciamento
17h – Solenidade de abertura
Composição da mesa
Exposição – Diálogos | Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão
19h – Jantar
20h – Roda de conversa – Diálogos | Igreja Sinodal: perspectivas e desafios
21h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Articulação na Pascom
21h15 – Bênção da noite
21h30 – Chá da noite
23/07 (sábado)
07h30 – Café da manhã
8h30 – Oração da manhã
9h20 – Animação
9h30 – Exposição – Diálogos | Ser Igreja: transversalidade a serviço da comunhão
10h30 – Cafezinho
11h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Formação na Pascom
11h15 – Exposição – Diálogos | Espiritualidade na comunicação: a oração como fonte de vivência da fé
12h15 – Boas práticas | Partilhas de experiência de Espiritualidade na Pascom
12h30 – Almoço
14h – Atividades formativas por escolha.
Trilha Comunhão
Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho?
Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais.
Trilhas Participação
Pascom e Pastorais Sociais
Interatividade e proximidade no ambiente digital
Trilhas Missão