SEMANA DA FAMÍLIA – 2020

Pastoral Vocacional comemora 27 anos
julho 29, 2020

SEMANA DA FAMÍLIA – 2020

Queridas famílias, querido povo de Deus!
A pandemia revelou as fraquezas e fragilidade de nossa sociedade globalizada e neoliberal baseada excessivamente no mercado e no consumo, em que se passou a viver numa corrida brava atrás de sonhos de consumo, de necessidades criadas pelo mercado, mesmo que estes sonhos não são realizáveis para a maioria esmagadora das famílias.
Apareceu claramente nestes tempos, o que andava escondido e não dito: projetos de crescimento econômico, (sempre o mercado!), ignorando-se a gritante desigualdade filha da grosseira injustiça social! Bastou a pandemia e vimos a massa de cerca de 60 milhões em corrida às míseras parcelas de socorro governamental! Eis a realidade: temos uma sociedade empobrecida, voltando à ameaçadora situação de miséria. Isso é um chamado para nós Igreja, para a Pastoral Familiar, que tem entre suas metas organizar a promoção social das famílias em situação de fragilidade.
Uma pergunta se impõe: não estariam muitas famílias muito distraídas do essencial focadas apenas nas ilusões e promessas da sociedade? Neste mês vocacional, tempo privilegiado da evangelização é chegada a SEMANA DA FAMÍLIA. Este é um tempo de graça e de renovação, oportunidade de ouro para nossas famílias cristãs refletirem a grandeza e beleza de sua vocação divina de parceira de Deus na criação, e sua importância capital como lugar de serviço a Deus pelo cuidado e serviço da vida.
Assim que mesmo na imprevisibilidade do tempo de pandemia, não sendo possível realização de reuniões maiores de partilha, e nossas costumeiras e saudosas celebrações entre vizinhos e comunidades, temos de fazer o essencial: CELEBRÁ-LA EM FAMÍLIA.
Como somos gratos à nossa Equipe Diocesana, assessorada por Padre Agnaldo e coordenada pelo casal diocesano da Pastoral familiar, senhor Anísio e Dona Sônia, da Paróquia São Cristóvão, de Arcos.
Essa valente equipe diocesana nos brinda neste livreto digital, o fruto de seu atento e dedicado trabalho, trabalho este que tenho certeza que saberemos valorizar.
Eis em suas mãos, então, tenho a alegria de colocar o rico o subsídio para a SEMANA DA FAMÍLIA, com o tema “EU E MINHA FAMÍLIA SERVIREMOS AO SENHOR, tirado da passagem bíblica Josué 24.
Este subsídio não é descartável, mas permanente, dada sua riqueza e Diocese de Luz - MG 13 oportunidade, uma rica atividade para cada dia nos foi preparada: No terço da família, fazem sintonia com as atuais diretrizes da CNBB, ajudando-nos a refletir e rezar a família como uma casa em construção, casa com os pilares: Palavra, Pão, Caridade, Missão, e a comunidade eclesial como CASA.
No encontro de reflexão, nos ajuda a rezar e refletir as relações na família. Um tema muito atual e importante, já que o isolamento social tem revelado tensões das relações familiares pelo aumento do tempo de estar em casa. É mister transformar este tempo em oportunidade de fortalecimento dos vínculos, e superação pela oração e reflexão.
A Leitura Orante com o Mt 18,15-20 propícia a reconciliação das relações, pois Jesus nos instrui sobre a regra de ouro da correção fraterna, tendo como base a caridade e a verdade.
A Hora Santa eucarística vocacional conduz a contemplação orante no encontro de fé com o Jesus eucarístico, ecoando o apelo vocacional que Ele mesmo ensinou a dirigiu ao Pai: “envia operários para sua Messe Senhor, pois a Messe é grande e os operários poucos”.
A via lucis leva a refazer e rememorar o caminho pascal da Ressurreição ao Pentecostes, pelo qual Jesus nos gerou para o Reino, para a filiação divina, para a participação no seu mistério e ministério a serviço da humanidade.
A celebração da Assunção de Nossa Senhora nos ajude a renovar nosso amor e confiança em nossa Mãe Celeste, elevada à glória do Céu, mostrando a meta de quem ama e serve a Deus com fidelidade até o fim.
Rezo para que a Sagrada família alcance por todas as famílias as graças e bênçãos necessárias para cumprirem com alegria, fidelidade e esperança sua bela missão, para que possam dizer como Josué: “eu e minha família serviremos ao Senhor”!
+ José Aristeu Viera