Vida litúrgica da Igreja no Brasil

Avisos da Paróquia
julho 6, 2019
3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas
julho 12, 2019

Vida litúrgica da Igreja no Brasil

Saiba quem são os bispos que vão acompanhar a vida litúrgica da Igreja no Brasil

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem por atribuição promover, fortalecer e acompanhar a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e enculturação, à luz do Concílio Vaticano II. É ela a responsável por incentivar a formação e a organização da pastoral litúrgica nas dioceses através dos regionais da entidade, bem como a elaborar subsídios para a animação da vida litúrgica, referentes à pastoral, à música e ao espaço litúrgico.
Neste quadriênio (2019-2023), a Comissão conta com uma nova presidência e dois novos bispos referenciais. Os três assessores permanecem em suas funções desempenhando ações no Setor Espaço Litúrgico, Música Litúrgica e vida litúrgica.
Saiba quem são os novos membros:

Presidente:

Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR)
Dom Edmar estudou no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória – Instituto de Filosofia, em Maringá, onde cursou Filosofia (1983–1985), seguindo depois para o Seminário Paulo VI – Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (1986–1989), para os estudos de Teologia. Foi ordenado padre no dia 21 de janeiro de 1990.
No 2000, foi enviado a Roma, por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, para realizar estudos, em nível de Mestrado, em Teologia Dogmática, especialização em Teologia dos Sacramentos, até 2002. No dia 30 de dezembro de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI para bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, sendo-lhe conferida a sede titular de Mattiana. Foi ordenado bispo, no dia 28 de fevereiro de 2010, em Maringá.
Tomou posse do Ofício de Bispo auxiliar de São Paulo no dia 14 de março de 2010, sendo imediatamente nomeado Vigário Episcopal para a Região Belém. Assumiu outros encargos em nível arquidiocesano, dentre os quais, bispo referencial para a liturgia e a formação dos futuros presbíteros e Vigário Geral da Arquidiocese. Junto Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia desde 25 de junho de 2011.

Bispos referenciais:

Dom Carlos Verzeletti, bispo de Castanhal (PA)
Dom Carlos Verzeletti é natural de Trezano, Itália, e nasceu no dia 8 de setembro de 1950. Foi ordenado sacerdote em 12 de junho de 1976. Foi nomeado como bispo auxiliar da arquidiocese de Belém, pelo papa João II, em 15 de maio de 1996. Sua ordenação ocorreu em 28 de julho daquele ano, na capital paraense. Em 2004, dom Carlos foi nomeado para a diocese de Castanhal, no Pará. Seu lema episcopal é “Que conheçam a ti, ó Senhor”.
Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre (MG)
O arcebispo de Pouso Alegre (MG) é formado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena (SP) e Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), com licenciatura em Estudos Sociais. Possui especialização em Teologia Litúrgica e em Espiritualidade Redentorista pela Academia Alfonsiana de Roma (Itália).
Foi ordenado sacerdote em Volta Redonda, no dia 14 de março de 1981. No dia 16 de dezembro de 2009, o papa Bento XVI nomeou-o como bispo da diocese de Jataí (GO). Dom Majella exerceu a presidência do regional Centro-Oeste da CNBB entre os anos de 2010 e 2014, quando foi nomeado em 28 de maio de 2014 arcebispo de Pouso Alegre (MG), pelo papa Francisco. Tomou posse no dia 02 de agosto de 2014 como 7º Bispo e 4º Arcebispo.

Assessores:

Assessor do Setor Música Litúrgica
Irmão Fernando Benedito Vieira, SJ – Brasília-DF
Assessor do Setor Espaço Litúrgico
Padre Thiago Aparecido Faccini Paro – São Paulo-SP
Assessor para a Liturgia
Padre Leonardo José de Souza Pinheiro – Juiz de Fora-MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *